Antes de começar a coluna, gostaria de esclarecer que semana passada não ocorreu essa coluna pois fiquei sem computador e não havia como postar. Mas, sem delongas, o New York Jets vai até a Califórnia jogar contra o tradicional Raiders que não vinham passando por bons momentos até a chegada do quarterback Derek Carr.
Mas para falar melhor sobre uma das franquias mais conhecidas da liga, o JetsBrasil conversou com dois torcedores. Eles são Felipe Matarucco e Júlio Black. Vamos as perguntas.
 |
| Chris Ivory correndo para marcar o primeiro touchdown do Jets em 2014. |
JetsBrasil - Amari Cooper vem tendo um inicio de carreira digno de grandes recebedores. O camisa 89 já contabiliza 519 jardas acumuladas em 33 recepções - são 200 a mais que Crabtree, que também recebeu 33 bolas. Cooper também conta com uma média de 15.7 jardas por recepção e três touchdowns. Por esses números, ele deve ser marcado por Darrelle Revis, o principal cornerback de New York. Como você imagina que ele irá se portar com essa marcação?
Júlio Black - Cooper ainda é um novato na liga, mas tem demonstrado personalidade e capacidade de lidar com bom marcadores. Revis deve ser o maior desafio para o #89 durante toda a temporada, e por isso mesmo espero um belo duelo neste domingo. E não podemos esquecer que o Jets ainda tem o Antonio Cromartie, que pode colar no Amari Cooper caso o Revis não tenha um bom jogo.
Felipe Matarucco - Não Espero muito ver o Cooper em rotas mais profundas, já que enfrentar o Revis nessas rotas é muito complicado e sua principal habilidade é no YAC. O talento que ele tem para conseguir jardas depois da recepção é absurdo, então espero ver muitas bubble screens, drags ou até slants para o Cooper. Vai ser um duelo interessante, e se o rookie conseguir algumas boas jogadas em cima do Revis (como já fez contra Jimmy Smith, Joe Haden, Patrick Peterson) já será algo para deixar muito animado para as próximas temporadas. Chuto umas 6 recepções, 65yds pro Cooper.
JBra - Latavius Murray foi um grande achado do Oakland Raiders nesses anos atrás. Brilhou contra o Chiefs temporada passada e desde então só melhora seu nível de jogo. Quais são as principais características do seu estilo de jogo? Imagino que ele seja fundamental no ataque de Oakland.
JB - Nosso "Latão" tem mostrado uma produtividade superior à do nosso antigo running back, o McFadden, conseguindo quebrar alguns tackles e indo muito bem nas corridas pelas laterais. Ele, porém, vem alternando bons jogos com outros bem ruins, caso da partida contra o Broncos. Espero ver o RB que brilhou contra o Chargers, e que o Musgrave não o coloque para receber passes, pois até agora tem mostrado mãos bem ruins.
FM - Latavius Murray é importante pois o ataque se baseia muito em play actions, então Murray precisa conseguir algumas boas corridas no começo do jogo para deixar a defesa sempre adivinhando se vai ser PA ou não. Mas, vale dizer que a OL do Raiders não é lá das melhores no jogo corrido.
JBra - O Raiders, pelo NFL.com, tem a 26ª defesa geral da liga. Mas tem nomes que podem fazer boas jogadas individualmente como Charles Woodson, Justin Tuck e Khalil Mack. O Jets tem o melhor jogo corrido da liga e talvez conte com a estréia de Stevan Ridley. O Raiders conseguiria forçar o Jets a lançar mais a bola, testando Woodson e companhia?
JB - Eu consigo ver o Raiders conseguindo controlar o jogo corrido do Jets, nossa defesa vem crescendo com o passar da temporada. Ficamos nove quartos sem ceder touchdowns! Controlar os RBs de NY será o primeiro passo, o segundo será fazer pressão sobre o Fitzpatrick, pois nossa secundária é o ponto fraco da D#, apesar das interceptações do Woodshow.
FM - Essa é uma ótima pergunta, na verdade. O front 7 de Oakland é muito bom contra o jogo corrido, principalmente Khalil Mack (aliás, Mack é o queridinho da PFF, mas faz por onde, acho que nunca vi outro jogador do Raiders tão dominante contra o jogo corrido) e Dan Williams, e deu trabalho para todos os adversários até agora, tirando aquele fiasco contra o Bengals, e, como a secundária está desfalcada sem Nate Allen e com TJ Carrie, nosso melhor CB, jogando improvisado de S, acho que Fitz tem chances de fazer um bom jogo e talvez o jogo aéreo com Decker e Marshall funcione melhor que o corrido até.
JBra - No último draft vocês escolheram dez jogadores com Amari Cooper sendo a primeira escolha. Pelo menos pro restante da liga, pouco ouvimos falar dos outros. Existe algum outro jogador que tenha sido draftado esse ano e esteja inserido no plano de jogo?
JB - O linebacker Neiron Ball e o tight end Clive Walford são dois nomes que, a meu ver, começaram a se destacar na temporada e que podem ser fundamentais para o time nos próximos anos. E tenho muita esperança, ainda, no defensive end Mario Edwards Jr.
FM - Mario Edwards Jr (DE/DT): Com a lesão de Tuck, Edwards assumiu a titularidade e vem indo bem. Muito seguro contra o jogo corrido e extremamente forte, usa bem a força e consegue pressionar o QB (uma versão light do Leo Williams, poderíamos dizer). Clive Walford (TE): Perdeu muito tempo por lesão na pré-temporada, mas aos poucos tem ganhado espaço como TE#1. Fez duas recepções absurdas contra o Chargers e é esperado dele um rendimento melhor nessa segunda metade da temporada. Neiron Ball (LB): Provavelmente o maior steal do Raiders nesse draft. Escolhido na quinta rodada e bem desconhecido por ter tido muitos problemas de lesão quando jogador dos Florida Gators. Mas, com os problemas de Ray Ray Armstrong e Curtis Lofton para marcar TEs e RBs, foi ganhando mais espaço e hoje é peça fundamental na defesa (maioria das jogadas em zona, principalmente Cover-3, que nem em Seattle), principalmente marcando o TE adversário.
JBra - Derek Carr, ou Messias para a maioria dos fãs, tem sido bastante elogiado pelo restante da liga. Mesmo que o apelido sugere, qual a relação dele com a torcida? É total a confiança, ele ainda comete erros de rookie? E qual sua previsão para o jogo dele especificamente contra a segunda melhor defesa geral da liga?
JB - Derek Carr evoluiu de forma absurda em relação ao ano passado, e muito disse se deve ao nosso plano de jogo. Ele tem mostrado um talento excepcional, que pode ser notado em algumas jogadas e TDs do Raiders este ano, mas ainda é capaz de erros dignos de rookie, como vimos nas derrotas para o Broncos e Bears. Eu tenho muita confiança no Messias para este domingo, mas sabemos que a tarefa não será fácil. O NY Jets tem grandes nomes na defesa, e Todd Bowles entende do riscado.
FM - Derek Carr ainda está começando a engatinhar na liga, mas o potencial está aí e todos conseguem ver, evoluiu muito do ano passado pra cá, principalmente no que envolve ter que fazer a progressão das leituras até achar o receiver em melhor condição (coisa que ele não fazia antes, se a primeira leitura estivesse bem marcada ele já ia pro checkdown). Ainda comete uns erros como lançamento no backfoot que deixa a bola no ar muito tempo, mas aos poucos está entrando em sintonia com os novos receivers (os 4 com mais jardas recebidas nessa temporada não estavam no time ano passado) e se sentindo mais a vontade. Mas o que mais dá esperanças à Raider Nation é a ética que ele tem, além de ser um líder dentro e fora de campo ele é aquele tipo de jogador que assume quando erra e sempre procurar melhorar para não cometer os mesmos erros. É o Franchise QB que não passa por aqui desde os tempos de Rich Gannon. Contra o Jets, ele deve continuar misturando passes curtos com eventuais bombas no deep field, mas espero um resultado parecido com vs Denver Broncos, 200 e poucas jardas, 1TD/1INT.
JBra - É um jogo entre dois head coachs que estão em seu primeiro ano nos times atuais. Qual o nível de satisfação e uma visão do que está sendo até agora essa season de Jack Del Rio como HC de Oakland?
JB - Eu tinha minhas ressalvas em relação ao JDR, pois os últimos anos deles em Jacksonville não foram dos melhores. Mas ele já deu um belo upgrade na defesa e, junto com o Musgrave, tá acertando o ataque. E o cara parece ter aquilo que andou faltando em Oakland: competência e personalidade.
FM - Jack Del Rio é uma figura polarizadora pois ele tem alguns defeitos e virtudes notados logo de cara. Principal defeito é que ele consegue ser absurdamente conservador, e isso já nos rendeu uma derrota (Chicago, onde ele preferiu correr o relógio ao invés de tentar um ou dois first downs e matar o jogo), gostaria de ver ele arriscando um pouco mais, principalmente jogando em casa. Porém, ele tem uma experiência como jogador (se não me engano, um dos 3 times com mais anos de experiência na NFL como jogador dentre os membros do staff) e todos ali parecem gostar bastante dele, e, o que mais gostei até agora é que ele não insiste no erro, se percebe que algo não está funcionando bem já procura fazer as alterações necessárias sem medo de mandar medalhão pro banco de reservas (Oi, Curtis Lofton, que aliás, faz PH Ganso parecer Usain Bolt). Eu, honestamente, esperava uma campanha de 6 vitórias, sofridas, nessa primeira temporada dele, mas, dependendo dos resultados contra Jets e semana que vem contra Steelers consigo imaginar uma campanha positiva até. Finalmente a NFL vai ficar legal com esse Raiders aí que está ainda se formando mas que dará problemas pra todo mundo na AFC haha.
Um palpite de resultado da partida. E obrigado!
JB - Acredito em uma partida com poucos pontos, mas coloco fé no Raiders; afinal, duas das nossas três derrotas se deveram a pequenos detalhes. Vou apostar em um 20 a 18 para Oakland. E obrigado pela confiança!
FM - Pergunta difícil essa. Mas arriscaria um 23x20 para os Jets, assim tentando fazer valer o princípio da Zica Reversa.